Use estratégia para encontrar emprego

A partir de agora você irá ver os comportamentos e atitudes que se deve ter antes de ser empregado. Como você se apresenta para entregar um currículo? Qual sua atitude na hora de pedir um emprego? Que estratégia você utiliza para buscar uma vaga de trabalho?

 

Se você pensa que para conseguir um emprego não precisa de estratégia, saiba que está cometendo um erro enorme. Até para conquistar um posto de trabalho, por mais simples que seja, é necessário realizar um planejamento, ou seja, um plano de ação com passos previamente definidos para que se possa seguir, realizar e controlar os resultados. Dessa forma, será possível saber se suas ações estão fazendo efeito ou se será necessário mudar alguma parte da tática inicialmente traçada.

 

 

Quando você idealiza previamente as suas ações e verifica quais são seus alvos, ou seja, as empresas que quer trabalhar, fica mais fácil definir que tipo de emprego quer e a faixa de salário que quer ganhar. A partir daí, conseguir um trabalho, por incrível que pareça, fica muito mais fácil.

 

Todavia, se você é do tipo de profissional que aceita qualquer coisa, para trabalhar em qualquer lugar, ganhando qualquer quantia, então passa a ter um problema, pois quem quer fazer tudo, significa que não é bom em nada! E o mercado está exigindo que você seja organizado e focado, ou seja, que saiba exatamente o que quer e onde quer chegar.

 

Sabendo disso, organize-se para conseguir o emprego que tanto almeja. Vamos ver alguns passos importantes para montar e organizar a sua estratégia em busca por um bom emprego

 

1º.) Defina em qual o cargo quer trabalhar. O que é que você sabe (ou acha que sabe) fazer? O que é que pode realizar? Quais as suas limitações? Veja o que mais se identifica com você ou o que poderá trazer satisfação pessoal, possibilidade de crescimento ou ganho financeiro. 

 

2º.) Faça uma lista das empresas que quer trabalhar. Pense nas que estão mais acessíveis e nas que podem pagar o salário que você ganhar. Claro que essas empresas devem possuir aquele cargo que você definiu previamente. 

 

3º.) Prepare seu currículo com foco naquilo que quer trabalhar. Um currículo que tem experiência em RH, mas que está concorrendo ao cargo de Gestor de T.I. mostra-se bastante frágil e com grandes possibilidades de ser direcionado à lata de lixo.

 

4º.) Apresente às empresas previamente escolhidas o currículo limpo, sem amassados e no tradicional papel branco. Preferencialmente o entregue à pessoa responsável pela empresa ou pela seleção. Evite entregá-lo à recepcionista. Só faça isso se não tiver outra opção (principalmente se esse for o cargo a que você esteja concorrendo). Existe o risco de seu currículo nunca chegar às mãos de quem realmente deve decidir. Secretárias são um filtro natural. Se você conseguir pular essa fase e entregar diretamente na mão do presidente da empresa suas chances de se empregar aumentarão muito.

 

5º.) Quando for entregar o currículo esteja bem vestido. Pode ser que o entrevistador receba pessoalmente o currículo e queira fazer uma entrevista com você na mesma hora ou, se não puder, mas gostar de você, marcará para outro momento. Se não estiver vestido adequadamente, essa entrevista certamente nunca acontecerá, pois saiba que o entrevistador leva apenas 2 (dois) segundos para decidir se você continuará no processo seletivo. O ditado “a primeira impressão é a que fica” é bem mais que um dito popular, é quase um resultado científico. Lembre-se que você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

 

Esses são os passos inicias que qualquer bom planejamento deve conter. Combinando tudo isso com educação e gentileza, certamente o seu emprego estará bem mais próximo.

 

Mas além de tudo isso, existe outra forte ferramenta que pode ajudar bastante a alavancar o seu sucesso profissional. Chama-se: rede de amigos. Veja a seguir a melhor forma de utilizar seu círculo de amizades para conseguir aquele emprego que você tanto quer.

 

 

 

Please reload

Artigos em destaque

Quanto ganha um Nutricionista?

12/05/2016

1/3
Please reload

Artigos recentes
Please reload

Arquivos
Please reload

Busque pelas palavras-chave
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Fale conosco

HunteRH - Executives / Capital Humano Executivo

Copyright © 2015 | HunteRH. Todos os direitos reservados.

emprego